Título: Jogos Vorazes
Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397
Avaliação: ★★★★★
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Nesse ano, tive a oportunidade de finalmente ler a série Jogos Vorazes. Havia criado muitasexpectativas, e ao contrário do que normalmente acontece quando esperamos muito de um livro (nos decepcionamos ao ver que ele não era tão bom quanto imaginávamos), todos os livros da série atenderam e ultrapassaram a qualidade que eu havia pensado.
No universo criado por Suzanne Collins, há uma nova nação chamada Panem, formada por 12 distritos e uma Capital, responsável por "manter a ordem" do local.
Todos os anos, a Capital sorteia um jovem casal de cada distrito (tributos) e os obriga a lutar até que reste apenas um deles na arena. Esse evento é chamado de Jogos Vorazes, e serve para lembrar aos distritos de sua submissão à Capital para que não hajam tentativas de revoltas.
A estória de Jogos Vorazes começa quando na 74ª colheita (reunião para o sorteio dos tributos), a irmã mais nova de Katniss, Prim, de apenas 12 anos é convocada para participar dos Jogos. Nesse momento, Katniss resolve fazer aquilo que fez a vida toda: proteger a irmã.
- Eu me ofereço! - digo eu, arquejando. - Eu me ofereço como tributo! Capítulo 2, pág. 29
Após Katniss se oferecer como tributo, ela conhece o rapaz de seu distrito que a acompanhará na arena, Peeta, com quem ela teve um contato no passado, e acredita ter uma dívida eterna.
Peeta, ao contrário de Katniss, é extremamente simpático e desinibido. Os dois bolam estratégias de como se manterem vivos na arena com ajuda de seu mentor, Haymitch (vencedor de uma edição passada dos Jogos, que agora tem grande parte de sua vida dedicada ao consumo de álcool).
Com a chegada dos jovens na arena, conhecemos um pouco do que a imaginação da Suzanne é capaz. O palco de batalhas criado por ela é cheio de grandes surpresas, armadilhas e, é claro, outros tributos (como Cato, Clover, Tresh, Rue, etc).
Diante da possibilidade iminente de morte, a ligação entre Peeta e Katniss se consolida, e eles passam a ser um casal de dar inveja à muita gente. (Ou será que isso é apenas uma estratégia?)
(...) há uma raiva real na sua voz. - Não morra por minha causa. Você não estará me fazendo nenhum favor, certo? Capítulo 22, pág. 318
O final de Jogos Vorazes é incrível e deixa a sensação de querer ler logo os outros dois livros.
Para quem já assistiu o filme, e se pergunta se compensa ler o livro, eu digo: Sim! Compensa, sim. Apesar de a versão cinematográfica ter sido realmente ótima e bastante fiel à obra, o livro trazdetalhes e cenas exclusivas que fazem com que a ligação do leitor com a estória seja muito mais forte.
Então, se você ainda não leu, não perca mais seu tempo. Comece a ler agora e eu tenho certeza de que não se arrependerá.
0 comentários:
Postar um comentário